dezembro 22 2021 0Comment

Documentário registra transformação do Crea-SP

Já estão disponíveis os três episódios do documentário “Por Dentro da Transformação”, no canal do YouTube do Crea-SP. O filme mostra os bastidores de todo processo de transformação do Conselho, promovido pela atual gestão.

Apresentado em formato de curta-metragem, o conteúdo mostra relatos dos agentes ativos do projeto, que tem como principal objetivo mudar a cultura do Conselho, a fim de ampliar e melhorar os serviços para os profissionais registrados e sociedade.

O presidente do Crea-SP, Eng. Vinícius Marchese, destaca que o documentário apresenta as principais etapas do processo, para que o modelo de transformação também sirva de referência a outras instituições. E, assim, realizar uma conexão efetiva que resulte em soluções inteligentes no fluxo de trabalho das entidades.

“Este é um documento de prestação de serviços, tanto aos profissionais registrados, quanto a sociedade. E mostra o quanto as ações foram benéficas para o Crea-SP, pois geram resultados em um aprendizado contínuo e efetivo, cujo propósito é entregar um Conselho totalmente transformado, para ser referência tanto no setor público quanto no privado”, diz o presidente.

Profissional no centro das decisões

Projetado no conceito “open innovation” (inovação aberta, em tradução livre), o processo de transformação do Crea-SP busca abrir espaços a fim de receber atores interessados em compartilhar soluções inteligentes que favoreçam o Sistema Confea/Crea. E, com isso, ampliar a tomada de decisões, para que a entrega seja mais efetiva e em curto prazo.

Ainda sobre o processo de transformação, o superintendente de Tecnologia e Inovação do Crea-SP, Israel Macedo, explica que o foco deste projeto é trazer mais fluidez aos trabalhos, com o apoio direto das novas tecnologias.

Para que essa ideia pudesse ser colocada em prática, uma linha estratégica foi elaborada para atingir os resultados com mais agilidade. E, com isso, fazer com que o processo englobe definitivamente a cultura do Conselho.

Neste sentido, foram elaborados projetos como o Crea-SP Capacita, um programa de capacitação voltado para atualização e formação da área tecnológica, por meio de cursos, palestras e workshops, oferecidos em parceria com importantes instituições de ensino.

Na mesma linha de atuação, outra iniciativa criada é o CreaLab, plataforma que mapeia e conecta pessoas, startups, empresas, organizações e big techs, a fim de buscar soluções ágeis para desafios estratégicos.

Além disso, para impulsionar projetos inovadores nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências de todo o Estado, o Crea-SP apoia também a criação dos hubs de inovação pelas associações em seus municípios de atuação, para aproximar instituições de ensino, startups, empresas e investidores.

Nas entregas realizadas em 2021, constam, ainda, a criação do novo portal de serviços e a reformulação do site do Conselho, o lançamento da carteira profissional digital, a

implementação do chatbot Minerva, a ampliação no serviço de atendimento, pagamento dos serviços via pix, entre outros. E, por fim, o Crea-SP potencializou a agenda de avanços com a tramitação de novos processos de maneira 100% digital.